Ir para conteúdo

Heráldica

A vila da Calheta, no século XIX, usava como brasão a Cruz de Cristo, com dois açores voando, colocados nos cantos inferiores do escudo. A heráldica actual data de 1985, publicada pela portaria nº 2/85, da Secretaria Regional da Administração Pública.

Armas: «De prata com duas folhas de inhame de verde em chefe, um Açor da sua cor, com um Escudete de prata carregado com as Quinas do Escudo de Portugal nas garras flanqueado por dois Escudetes, sendo o da dextra de prata, carregado com a Cruz de Cristo, vermelho e vazia de campo e o da sinistra também de prata e carregado com uma cruz dita de S. Jorge, em contra chefe, uma ilha, de negro sainte de uma faixa ondada de verde e de prata de quatro peças».

Selo: «Circular tendo ao centro as peças das Armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro dos círculos concêntricos, os dizeres: "Câmara Municipal da Calheta, S. Jorge, Açores"».

Bandeira: «Esquartelada de azul e branco, tendo no centro do Escudo das Armas encimado por Coroa mural de prata, de quatro torres, por baixo de um listel de branco com letras de negro, que dizem Vila da Calheta, haste e lança douradas. Cordões e borlas de azul e prata». Carlos Enes (2002)